sexta-feira, 9 de maio de 2008





Clara e Elis.
Duas Cantoras.
Uma de Leão e outra de Peixes.
Pra mim as maiores do Brasil. Do povo.
Duas cantoras que desde muito pequena tenho uma admiração, uma ligação, um arrepio só de ouvir a voz, um chorar, emoção muito forte.
Lembro que a primeira vez que ouvi Elis pedi pra minha mãe repetir,
era uma fita cassete que meu pai tem até hoje com MPB (essa fita é o começo de tudo e meu pai sempre colocava na hora do horário eleitoral. Eu amava ouvir, só música boa, ali me apaixonei por bossa.).
Tinha Elis cantando Águas de Março, entre outros. Paixão! Avassaladora! Passava as tardes agarrada aos discos dela, deitava no chão e ouvia aquela voz, tenho um disco que tem uma imagem dela chorando, mas é uma lágrima caindo." Ela tá cantando Aos nossos filhos, minha mãe dizia, ela
sempre chorava quando cantava essa música." Nos anos seguintes qualquer dinheiro que eu conseguia era um cd da Elis, um disco, uma música nova, quando comecei a cantar e dar canjas com uns 17 anos, só cantava Elis, uma fissura. Li a biografia duas vezes e comprei a nova edição
(aliás, adoro biografias de músicos e artistas em geral, mas principalmente de músicos, li de vários, tenho que comprar a de Clara).
Até hoje Elis.
Mas já se tornou amor.
"Agora eu sou uma estrela" disse a pimentinha.
Eternizei Elis Regina de Carvalho Costa em mim.
Pra sempre. Chega a doer quando falo.
Clara eu tô curtindo aos poucos, paixão forte, nova, verdadeira, gostosa de se chegar, essa coisa do samba.
Quando tinha 10 anos na festa junina da escola iríamos dançar Feira de Mangaio. Fiquei de levar o disco. Tava na 3ª série. Colégio Municipal.
Fui na minha tia buscar e quando olhei a capa, era a Clara rodando de branco, Linda! Linda! Linda!
Virei pra minha mãe e disse: "Ela é de Yansã, né, mãe?!" Minha mãe pasma: " Como você sabe?"
As duas tiveram um fim tão trágico. Elis e Clara.
Tão contrário ao que elas foram pras pessoas.
Uma em 82 a outra em 83. Ano 1 e ano 2.
E ninguém sabe ao certo o que foi, as pessoas dizem só.
Os médicos contam..não há certezas.
Fico pensando sempre nisso.
Fico pensando...
Pra onde será que vão as estrelas??

Carmen de Bizet.

2 comentários:

Anônimo disse...

gostei disso, carmela, tu q operaste a máquina? n marotearam também...hoi hoi hoi...mui bien

Anônimo disse...

Gilda, sim, isto foi mais uma coisa da minha cabeça doentia. hehe

Carmem de Bizet, Elis e Clara. Que combinação perfeita!